Crescimento Capilar - Qual o segredo?


Oi meninas! Sei que estou há milênios sem postar nada e isso se deve a aproximação do ENEM. Os estudos estão loucos e o tempo está curto. Apesar disso, consegui um tempinho pra fazer um post básico (ou nem tanto) sobre cabelos. Vim falar de crescimento capilar, assunto que muitas meninas procuram para tornarem-se Rapunzeis. Então, vamos ao assunto? O post é um pouquinho compridinho mas vale a pena!


Atualmente o desejo de ter um cabelão bonito e saudável é quase uma febre. Várias meninas estão atrás de processos que prometem crescer o cabelo, alguns 7 cm por mês. Entretanto, é de conhecimento geral que o fio cresce entre 1 a 2 cm no máximo. Atrás dessa fórmula mágica, muitas meninas sequer pesquisam e acabam tendo queda de cabelo, ou até fazendo coisas desnecessárias. Primeiramente, irei explicar resumidamente sobre o crescimento capilar. Depois, algumas dicas de coisas que podem dar certo, ou não. Vamos começar!

Como se dá o crescimento do nosso cabelo?

Dentro do folículo (chamado folículo piloso) é onde os fios se desenvolvem. Estes são resultado da divisão de células, os queranócitos, ocorrida no bulbo capilar. A cada divisão, uma célula é empurrada pra cima, fazendo assim o fio crescer.
Mas o que interessa é a parte oca localizada no bulbo, a papila. A papila é uma região altamente vascularizada, servindo assim para promover a nutrição dos queranócitos. 
OBS: A papila se encontra entre 4 a 7 mm da superfície da pele.

Podemos concluir que: É necessário uma boa alimentação para que a papila nutra as células, e assim o cabelo seja mais saudável. Além disso, o folículo também é vascularizado, mas não tanto quanto a papila. Isso quer dizer que quanto melhor a alimentação, mais rápido ocorre a divisão, basicamente. 

Então, como fazer o cabelo crescer?

▪ A massagem do couro cabelo é e sempre foi uma ótima dica. Isso ajuda na circulação sanguínea, ou seja, papila e folículo serão beneficiados!
▪ De acordo com algumas pesquisas, o folículo é sensível à luz. Isso significa que o cabelo cresce mais rápido no verão e durante o dia.
▪ E por último mas não menos importante, UMA BOA ALIMENTAÇÃO


Leia o post  Vitaminas para quê?


Primeiramente, é essencial o consumo de água regularmente pelo dia para ajudar na nutrição do cabelo. Além disso, é necessário o consumo de proteínas, minerais e vitaminas. Um estudo feito pela revista Dermatology Clinic mostrou que o consumo diário de um filé de carne médio, fonte de proteína e 2 copos de água previnem os fios do ressecamento e abertura das cutículas

▪ Alguns alimentos bons para a saúde do cabelo, e seu consequente crescimento:
Cenoura: Vitamina A e evita a queda.
Espinafre: Contém ferro.


A carência de ferro ocasiona queda, perda de brilho, fraqueza e ressecamento. O ferro ajuda a controlar a oleosidade, normalizar o ciclo de crescimento capilar e fortalece a raiz.


Aveia: Contém silício que faz parte da estruturação da queratina, proteína que forma o cabelo. Ajuda na otimização da multiplicação das células do bulbo capilar, favorecendo o crescimento, e impede a queda.
Salmão: Protegem o couro cabeludo contra o sol e melhora a circulação. 
Soja: Previne que o cabelo fique quebradiço, ajuda na cor natural do cabelo e na formação de novos fios.
Laranja: Combate a oleosidade e a caspa.
Morango: Melhora a circulação, principalmente no couro cabeludo.
Iogurte Magro: Fios mais encorpados e resistentes. 
Castanha-do-Pará: Impede o cabelo de ficar fino, quebradiço e sem brilho, reduz a oleosidade e caspa.
Agrião: Ajuda na produção da queratina e evita a caspa.


Suco Verde (para aumentar o ferro)
Bate no liquidificar água + Couve + Hortelã
Põe em forminhas para formar cubos de gelo.
Todo dia bata no liquificador: Água + 3 cubinhos + 1\2 maçã + gengibre e gotinhas de limão.
Fim, pode beber. Tente evitar o açúcar, mas pode adicionar um pouco mais de maçã ou limão para melhorar o gosto.


Opinião sobre produtos e métodos: 
Monovin A, Adefort, Cresce Pelo & Cia.
Já ouvi muitos relatos sobre pessoas que se deram bem, outras que não se deram tão bem assim, e outras que nem funcionaram. Eu acredito que sim, é possível o cabelo crescer com cada um deles mas é necessário pesquisar. Monovin tem a concentração altíssima, logo não é pra exagerar. Além disso, talvez seu sangue já esteja com a concentração perfeita de vitamina A e com mais, pode dar uma reação ruim, como a queda. Além disso, se a sua papila e seu bulbo ficarem longe da superfície, talvez as substâncias não consigam chegar onde devem. Enfim, há métodos melhores. Mas se você ainda quiser usar um deles, eu indico o Cresce Pelo por ser natural.  Para quem quer Monovin, POR FAVOR, pesquise. Não saia querendo fazer as coisas do nada.

Técnica de inversão
Talvez funcione pelo fato de "enviar" mais sangue à cabeça, mas não acho que mude uma coisa absurda não. 

Técnica de massagear e PUXAR (?) os cabelos
Isso não faz o menor sentido! Por que dar leves puxadas faria o cabelo crescer? 

E chegou ao fim! Nossa, escrevi muito, e no tablet. Kk Espero que tenham gostado. Eu não conheço outras técnicas, mas se existirem comentem aí pra eu ficar sabendo! Sigam o blog, e curtam a página! Até a próxima. 


(Fonte: M de Mulher/Terractiva/Portal Educação)

2 comentários :

  1. Oiii Dani, passando pra visitar o blog, esse post é algo que me interessou, sempre procuro assuntos sobre cabelo, o meu dá um trabalho rs eu nunca usei nada pra crescimento, o meu cresce rápido até, mas achei interessante as dicas, segui o seu blog, volto em breve ! beijos

    Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela visita. Adoro assuntos de cabelo também <3 Meu cabelo demorava horrores pra crescer mas até que agora está bem melhor HAUAHUAH Obrigada, flor! Beijos

      Excluir