Conheça seu cabelo!

Oi gente! Hoje vim dar uma pequena aula sobre cabelos. Afinal, não é todo mundo que sabe sobre a estrutura e o que é bom para o cabelo. Então, vamos lá! 



O cabelo é composto basicamente por queratina, que é uma proteína rica em aminoácidos. Em sua composição também é possível encontrar, além de elementos como Zinco, Iodo e Ferro, vinte outros tipos de aminoácidos,  proteínas, lipídios e água

Camadas dos fios


Os fios são compostos por três camadas: medula, córtex e cutícula.

Medula: é a parte mais central do fio, composta em sua maioria por células mortas e ocas. Influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra. 

Córtex: é a parte central responsável pelas características como elasticidade, resistência, permeabilidade e a cor dos fios. É formado por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina, rica em enxofre. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, e alteram sua estrutura.
Cutícula: é a parte mais superficial, responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. Sua composição básica é de aminoácidos e minerais.
Quando as cutículas estão fechadas, o cabelo tem aparência de saudável e bem tratado. Quando estão abertas o cabelo é frágil, quebradiço e sem brilho.
Você sabe os benefícios da queratina para os cabelos?

Além de melhorar o brilho e a textura dos fios, aumenta a retenção de água,  auxilia na fixação de tinturas, previne a formação de pontas duplas e restaura as existentes. Além disso, reduz os danos causados por químicas. 
O p.H

O pH do cabelo humano gira em torno de 4,5 a 5,5, ou seja, ácido. Fios com pH neste grau são saudáveis e tem as cutículas fechadas.
Dessa maneira, os shampoos tendem a ter o pH alcalino, alto, para que as cutículas se abram e o cabelo seja limpo. Além disso, é por isso que as máscaras de hidratação devem ser usadas entre o shampoo (que abre as cutículas) e o condicionador (que as sela). 
Dica:
Se seu cabelo está frágil e quebradiço, é possível que você precise de mais cálcio e zinco no organismo. Se o cabelo está caindo, pode ser falta de Manganês
Todos esses nutrientes são fáceis de encontrar em alimentos como iogurte, espinafre, arroz integral e gema de ovo. Dessa forma, é possível perceber que a saúde do cabelo não vem só de bons cosméticos. 

E aí meninas? Entenderam? Não percam os próximos posts, farei mais 6 sobre cabelos! Sigam o blog e comentem! Beijos e até a próxima! 

10 comentários :

  1. opa quero acompanhar as outras materias
    seguindo seu blog retribui?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Essa semana já estará no blog o próximo post sobre cabelos.
      Obrigada! Sigo sim, beijos.

      Excluir
  2. Adorei, muito interessante a sua postagem!
    Ansiosa para mais.
    Uma ótima semana, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Aguarde que já já sai hahaha
      Ótima semana, beijos :3

      Excluir
  3. Ai que legal , adorei esse post .
    Meu cabelo está em fase de reconstrução de todas as coisas que já fiz nele kkk
    beijos
    seguindo seu blog <3

    http://lajuhcarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! O meu também está hahaha
      Obrigada, beijos! :3

      Excluir
  4. Adooooorei as informações e a dica é ótimaaa!!

    Beijoos!

    fetichedemenina.blogspot.com.br
    www.facebook.com/fetichedemenina

    ResponderExcluir