Cronograma Capilar - Como fazer?

Oi meninas! Depois de muito tempo sem postar sobre cabelo, vim aqui explicar tudo direitinho e esclarecer pra vocês sobre o famoso Cronograma Capilar. Como muitas sabem, o cronograma capilar é um rotina que você vai começar a seguir com o cabelo para repará-lo dos danos químicos ou do dia-a-dia. Nesse post espero ajudar vocês a entender melhor cada etapa, como buscar o melhor creme para seus cabelos e como montar o melhor cronograma para você. Vamos lá? Acho que o post ficará um pouco grandinho! 

Sugestão: Antes de começar a ler leia o post Conheça seu cabelo para poder entender melhor tudo que falaremos nesse aqui.






O cronograma capilar é dividido em três etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Antes que me perguntem, SIM, você tem que fazer todas as três etapas. Mesmo que seu cabelo precise mais de uma coisa do que a outra, é necessário fazer as 3 pois uma complementa a outra. "Ah, mas meu cabelo precisa mais ser nutrido..." Ok, chegaremos lá, paciência jovem gafanhoto. 
Então, vamos começar? 


Hidratação

Essa é a primeira etapa. A hidratação serve para repôr a água na fibra capilar que foi perdida, com a ajuda de vitaminas e extratos vegetais.

Como sei que meu cabelo precisa de hidratação? Se o cabelo estiver sem brilho e ressecado, ele está precisando de hidratação.

Quais os efeitos dessa etapa? Imediato: Cabelos macios e desembaraçados; Com o uso contínuo: Cabelos suaves, leves e macios.

O que uma máscara de hidratação deve ter? Água, Babosa (Aloe Vera - Aloe Barbadensis), Glicerina (Glycerin), Álcoois Modificados (Cetearyl Alcohol, Cetyl Alcohol, ...), Vitaminas, Mel, Extrato de Algas (Algae Extract), Açúcar (Sucrose), Pantenol (Panthenol), Colágeno, Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.

Como posso melhorar minha máscara? Adicionando elementos extras, como por exemplo Bepantol Solução (adicione uma tampinha de Bepantol dentro da máscara) e açúcar (adicione uma colher de sopa de açúcar mascavo, ou duas de açúcar normal, para 2 colheres de sopa de máscara). Mas atenção, o açúcar pode afinar o cabelo e alisá-lo com o tempo. Se você tem cabelos muito ralinhos ou não quer seu cabelo alisado, não use essa opção.


Jaborandi - Kanechom


Mandioca - Kelma

Jaborandi Haskell

Banho de creme Antiqueda - Bio Extratus
Hidratação - Head & Shoulders
Broto de Bambu / Mistérios do Oriente - Novex
Wella Pro Series Hidratation


Nutrição

Essa é a segunda etapa do CC. A nutrição serve para repôr os lipídeos do cabelo, os nutrientes. Como eu estava dizendo, as etapas do CC andam de mãos dadas. A nutrição ajuda a reter a água que foi reposta pela hidratação, então, de nada adianta nutrir se não hidratar. Fazemos essa reposição com a ajuda dos óleos vegetais.

Como sei que meu cabelo precisa de nutrição? Se o seu cabelo está com muito frizz e sem aquele balanço natural, ele precisa de nutrição.

Quais os efeitos dessa etapa? Imediato: Redução do volume, diminuição do frizz e brilho ; Com o uso contínuo: Seu cabelo ficará pesado, sedoso e brilhante.

O que uma máscara de nutrição deve ter? Óleos vegetais: Óleo de Argan (Argan Oil), Óleo de Abacate (Avocato Oil), Óleo de Macadâmia (Macadamia Ternifolia Seed Oil), Óleo de Coco (Coconut Oil), Azeite de Olive (Olive Oil); Manteigas Vegetais: Manteiga de Karité (Shea Butter), Murumuru, Tutano (Marrow Butter); Ceramina; Proteínas hidrolisadas.

Como posso melhorar minha nutrição? Com mel, óleo de coco e azeite de oliva extra virgem (uma colher de sopa para 2 de máscara). O mel e o óleo de coco fazem parte de uma nutrição separada, sem o uso da máscara de nutrição. Caso queiram, explico aqui depois sobre isso!



Máscara intensiva Ultra-hidratante redutor de volume - Capicilin


Oro Argan Monoi - Bioderm

Óleo de Argan - Novex 

Banho de Creme Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité - Bio Extratus
Argan Oil - Phyto Gen



Reconstrução

Chegamos à ultima etapa do CC, a reconstrução. Como explicava no post sobre os cabelos, nosso cabelo é basicamente constituído de proteínas e essa fase é para repôr todas elas, principalmente a queratina, reestruturando a fibra capilar. É importante que as outras duas fases tenham sido feitas direitinho, porque se não essa etapa irá fazer tudo ir por água abaixo. 

Como sei que meu cabelo precisa de reconstrução? Se o seu cabelo está poroso, quebradiço e fino, ele precisa de reconstrução.

Quais os efeitos dessa etapa? Imediato: Aumenta a resistência dos fios e sela suas cutículas; Com o uso contínuo: Cabelos mais resistentes e encorpados.

O que uma máscara de reconstrução deve ter? Queratina; Creatina; Colágeno; Proteína hidrolisada do trigo; Aminoácidos: Arginina, Lisina, Prolina, Cisteína.

Como posso melhorar minha reconstrução? Há quem use queratina líquida, mas não são todos os cabelos que precisam disso. Por exemplo, se você tem muita química no cabelo, ou faz uso do secador ou da chapinha quase que diariamente, é bom o uso dela. 

Atenção: Reconstrução NO MÁXIMO 2 vezes ao mês se o seu cabelo já estiver minimamente saudável.



Máscara Reidratante Pós Transformação - LizzForce BioDerm


Máscara Capilar Reconstrutora - Arvensis

Máscara Shitake Plus - Bio Extratus (Atenção, esse é para NUTRIÇÃO. Na hora de editar acabei colocando no quadrinho errado, me perdoem!)

Queravit - Bio Extratus

Pois bem, acabamos com as três etapas do CC. Mas você ainda continua com dúvidas? Vamos tentar tirá-las!

Como diferenciar as máscaras? Não é porque uma máscara está escrito "hidratação" que ela é para a etapa de hidratação, e o mesmo vale para as outras duas fases. Primeiramente, é preciso que você saiba que existe uma razão por trás da ordem em que é escrito todos os componentes da marca.
A ordem em que eles são colocados é a ordem de concentração que tem no produto. Por exemplo, se um produto vem com "Água" escrito em primeiro lugar, saiba que a máscara tem MUITO mais água que os outros componentes. Entretanto, se a "Água" vier por último, ela com certeza será mais consistente pois o creme tem pouca concentração de água. Entendeu? 
Sabendo disso, podemos ver atrás no rótulo quais elementos a máscara possui mais concentrado, e assim determinar para que ela serve. 
"Ah, mas essa aqui tem coisa de H e N, tem mais de N mas no meu cabelo deu os resultados de H", tudo bem, então use-a para o hidratação.

O que meu cabelo precisa mais? Essa é uma pergunta difícil. Não tem como sabermos o que seu cabelo precisa, a não ser que você teste. Depois de algum tempo fazendo o CC você vai perceber que em alguma etapa o seu cabelo fica melhor, e é dessa etapa que ele precisa mais. 



Agora que entendemos tudo, podemos criar o nosso cronograma, certo?

O básico é:

Semana 1) Hidratação x Hidratação x Nutrição
Semana 2) Hidratação x Hidratação x Nutrição
Semana 3) Hidratação x Hidratação x Reconstrução

O CC é dividido em 3 semanas, fazendo dia sim, dia não, dia sim, dia não. Por exemplo, na primeira semana, as hidratações caem na segunda e quarta feira, e nutrição sexta. Na segunda, domingo e quarta são as hidratações, e nutrição na sexta novamente. E na terceira semana, é igual a primeira, com reconstrução na sexta.

Depois, você pode adaptar o cronograma com a sua necessidade, mas lembre-se, reconstrução no máximo 2 vezes por mês. 

Há ainda mais duas coisas a se falar sobre o CC, mas vou deixar pro próximo post! E aí? O que acharam? Entenderam tudinho? Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários! Sigam o blog, comentem e curtam a página! Beijos, até a próxima!

7 comentários :

  1. Oi Dani :)
    Já conhecia o cronograma, nunca fiz, mas tenho muita vontade de fazer, as vezes não me sobra tempo e falta um pouco de diciplina hehe
    Mas pretendo fazer sim, é ótimo para os cabelos, ainda mais os loiros que é o meu caso.
    Bjokas
    www.leivakalita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leiva!
      Eu comecei a fazer há alguns meses e fez uma diferença enorme. Não largo disso nunca mais hauhauaha
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Dani,

    O difícil é saber qual é a Máscara que o cabelo precisa kkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katya :3
      Isso é verdade, mas você acaba descobrindo se o seu cabelo está fraco, ou sem brilho, ou com muito volume e frizz e aí já sabe qual máscara ele precisa. O meu cabelo precisava de tudo basicamente hauahauha
      Beijos

      Excluir
    2. Em quais dias pode se usar o cronograma ?

      Excluir
    3. Oi Sabrina. O que mais indicam é você intercalar os dias, lavando o cabelo dia sim, dia não, e sempre fazendo o cronograma nesses dias. Caso lave o cabelo todos os dias, não faça o cronograma em todos, sempre dia sim, dia não.
      Eu faço segunda, quarta, e sexta. E ignoro domingo pra poder lavar segunda de novo, porque como meu cabelo não é oleoso, consigo ficar 2 dias sem lavar tranquilamente.
      Espero ter ajudado, gata. Beijos

      Excluir
  3. adorei as dicas, faço 1 vez na semana hidratação com açucar, além de disciplinar os fios, fica muito brilhoso e levinho e a progressiva dura amiga, 2 colheres de mascara com 2 colheres de açucar, ahh nao deixa derreter o açucar se nao o cabelo ao enxaguar fica durinho, melhor deixar granuladinho e assim fazer tipo uma esfoliação assim funciona sem erro, beijos adorei o blog

    ResponderExcluir