Como economizar dinheiro?


 YAY! Eu não sei se vocês sabem mas eu curso Arquitetura, e apesar de muita gente achar que é um curso tranquilo, que a única coisa que faz é fazer casinha com cotonete – sim, eu ouvi essa por um bom tempo antes de fazer o vestibular – o curso é MUITO trabalhoso e cansativo, principalmente por não ter aquele papo de prova o tempo todo. É PROJETO O TEMPO TODO! E tenha certeza de uma coisa, fazer maquete de cotonete, ou desenhos de projeto, dão muito mais trabalho e consomem muito mais tempo que estudar pra uma prova, ou talvez um tempo semelhante.
Enfim, graças ao meu curso lindo – e a falta de férias por causa da greve – eu não tenho muito tempo e muito menos dinheiro pra nada. Sim, acredite quando dizem que universitário é pobre. E pensando nessa minha atual condição eu vim fazer esse post para quem precisa se organizar no tempo E nas finanças. Eu vou dividir o post em 2 partes para que não fique imenso. A próxima parte eu posto na próxima semana, fiquem de olho!

Eu não pago as contas em casa, moro com meus pais ainda, mas tudo que é meu, que tem a ver comigo eu que pago. No caso, remédios, plano de saúde, qualquer coisa que eu precise comprar... Deu pra entender né? Então no caso não é “ah, você não tem gastos com a casa, você não tem gastos nenhum, é mole juntar dinheiro”... É, NÃO!
Eu sou muito tranquila pra juntar dinheiro, desde pequena tenho essa mania e acaba que eu junto todo o dinheiro e não gasto com nada, mesmo que eu super queira comprar alguma coisa. Então acho que tenho uma certa moral pra falar sobre isso k Vamos as dicas!


  Vamos ao exemplo pra ver se fica mais fácil entender:

Digamos que meu P seja R$1000,00 e eu gasto todo mês R$500,00. Meu P1 será R$500,00. Se todo mês eu quero juntar R$100,00, eu coloco esse valor na minha poupança, e aí na 4ª etapa eu estarei com R$400,00. Aqui no Rio eu sempre separo R$200,00 para o cofre e R$200 para viver minha vidinha linda.
Então no final do mês se eu conseguir viver com os R$200 que eu decidi, eu conseguirei ter juntado R$300,00. Caso eu tenha precisado tirar R$50,00 do cofre, eu terei juntado os R$100 de antes e os R$150 que sobrou do cofre.

Entenderam, gente? Não é uma coisa tão difícil assim. Só são muitas etapas. Faz uns anos que eu venho juntando dinheiro assim e no cofre eu nunca tiro tudo o que sobra porque a poupança é pra juntar um dinheiro pra algo maior que eu queira, algo mais caro, ou algo pro futuro. O cofre é pra alguma coisa que eu queira comprar mais atualmente, então se eu quero comprar uma bolsa e essa bolsa custa R$200,00. E supondo que sobrou R$150, igual no exemplo acima, eu coloco R$100,00 na poupança, e aí ela fica com R$200, e deixo R$50 para ir juntando até dar os R$200 para comprar minha bolsa, entenderam?

Eu já testei inúmeros outros jeitos de guardar dinheiro e esse é o que vem me atendendo super bem há alguns anos e não pretendo mudar nunca. Mas e vocês? Como juntam dinheiro? Já tentaram alguma maneira que não deu certo? Bora tentar essa aqui e me digam o que rolou! Ah, e não esqueçam que semana que vem tem a outra parte do post, sobre organização quando se tem muita coisa pra fazer em pouco tempo. Não esqueçam de assinar o blog ou seguir pelo Bloglovin, e nas outras redes sociais! Espero vocês lá. Adios chicos!

Nenhum comentário

Postar um comentário