Vitaminas pra quê? - Cabelos e Unhas


Oi gente! Estou há séculos sem postar porque começou o último semestre, ENEM está chegando e o tempo se torna curto. Mas, na quinta passada (31/07) foi meu aniversário e eu ganhei um tablet. Acho que assim fica mais fácil pra eu postar quando eu conseguir um tempinho disponível. Felizmente consegui um hoje e vim falar a vocês sobre as vitaminas. Qual a importância delas? Para que elas servem e ajudam na nossa rotina de beleza? 




Vitamina A 

Essa talvez seja a mais conhecida pelo famoso shampoo bomba que ronda a Internet e seu componente principal, Monovin A. Mas o que muitas meninas não entendem é que a concentração de vitamina nesse remédio é imensamente maior do que o que precisamos.
Para que serve? A vitamina A auxilia no tratamento da acne e na queda de cabelo. Por atuar na na restauração e regeneração de células, ajuda também no crescimento mais rápido do cabelo e das unhas. Dessa forma, essa vitamina ajuda a deixar o cabelo mais brilhoso e macio e a pele  e unhas saudáveis.
Onde encontramos? Os alimentos fontes de vitamina A possuem pigmentos que estimulam a produção de melanina, o que ajuda a ter uma pele bronzeada. Entre eles se encontram: o fígado, leite, ovos, manteiga, queijo, tomate, mamão, abóbora, cenoura, rúcula, agrião, entre outros. 
A recomendação para adultos está entre 1mg/dia ou 5.000 UI
E se abusar? O excesso dessa vitamina acarreta em seborréia, queda dos cabelos, ressecamento da pele, e em casos mais extremos, dores musculares e de cabeça, etc.

Vitamina E

Para que serve? Possui propriedades anti-oxidantes que ajudam a retardar o processo de envelhecimento e, consequentemente, a aparição de rugas e a queda dos cabelos (mesma ação da vitamina C), pois auxiliam no combate de radicais livres, e assim protegem as células. 
Onde encontramos? Você encontra essa vitamina em óleos vegetais, gema de ovo, nozes, avelãs, amêndoas, germe de trigo, abacate, amendoim, batata doce, etc.
Recomendação para adultos: 15mg/dia 
E se abusar? O excesso pode causar dor de cabeça crônica e alterações na coagulação. 

Vitamina H

Para que serve? Além de diminuir o número de fios brancos e combater a queda, a vitamina H é responsável pela produção de queratina, sendo assim importantíssima para cabelos e unhas. Se o seu cabelo anda fino e fraco, talvez a vitamina H seja uma boa opção para você. 
Onde encontramos? Leite, gema de ovo, noz e castanha são os principais alimentos.
E se abusar? O excesso pode causar dermatite e náuseas. 

Complexos B - A salvação!

B2: Facilmente absorvida pelo nosso corpo esta vitamina melhora saúde da pele, unhas, cabelos e diminui o aspecto de olhos cansados. É encontrada em ovos, leite, levedura, queijo e peixes. 
B6/7/8: Evita perturbações da pele (cravos, espinhas) e diminui o envelhecimento. Quanto ao cabelo, diminui o excesso de oleosidade e retardada a queda. Suas fontes são farelo de trigo, germe de trigo, melão, repolho, leite e carne. 
Vitamina BC: Proporciona uma pele saudável e diminui o aparecimento de cabelos brancos. Suas fontes naturais são cenoura, gema de ovo, fígado, melão, abobora abacate e feijão. 
Vitamina B9: Deixa a pele saudável e macia, diminui o aparecimento das rugas e preserva a cor natural dos cabelos. É encontrada no fígado, levedo de cerveja, arroz, soro do leite, germe de trigo e melado.

(Fonte: Vila Mulher e Beleza e Saúde) 
Enfim, terminamos. Esse post foi para entendermos que não adianta termos um cuidado imenso com a pele, o cabelo e as unhas externamente e comermos mal.
E aí? Gostaram? Sigam o blog, curtam a página e comentem! Estamos quase com 300 seguidores e já já rolará um sorteio! Beijos,  até a próxima. 


3 comentários :

  1. Não tenho coragem de usar esse shampoo bomba,já ouvi dizer na tv po um médico que pode causar cegueira..Prefiro me alimentar bem para conseguir as vitaminas necessárias que meu corpo precisa.Adorei o post
    beijokas mega
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cegueira eu acho que não, mas também não tenho coragem não! Que bom que gostou, beijos!

      Excluir
  2. Muito bacana o seu post e rico em informação
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir