Cuidados com a pele - Oleosa, seca, mista ou normal.


Olá, voltei depois de muito tempo trazendo um post sobre cuidados com a pele. Eu já falei um pouco sobre os meus cuidados antigos nesse post, mas estou esperando meus produtos acabarem para começar uma nova rotina de cuidados. Mas dessa vez venho aqui explicar pra vocês um pouco sobre cada pele e como é o melhor jeito de cuidar de cada uma. Interessados(as)? Confira!



Durante todo o tempo que estive fora estudando loucamente, usei um pouquinho do que me restava dele pra pesquisar algumas coisas pra um futuro post e cheguei a conclusão que faz muito tempo que não posto nada de pele. Talvez o post seja compridinho mas vou torcer pra vocês aguentarem até o fim. Espero que gostem!

Qual seu tipo de pele?
Primeiramente, é necessário definirmos o nosso tipo de pele para sabermos quais cuidados seguir e não acabarmos piorando a situação.

- Pele Normal
Esse é o objetivo de todas pois produz a quantidade certa de oleosidade, deixando a pele mais bonita e saudável. Além disso, os poros são mais fechados evitando o aparecimento de gordura.

Características

Funcionamento equilibrado
Aspecto Limpo
Lisa
Macia
Textura suave
Brilho Natural
Oleosidade ideal
Raramente com espinhas e cravos
Poros pequenos, finos e pouco visíveis
Possui menos problemas que outros tipos de pele
Não é gordurosa nem seca
Delicada







- Pele Seca
Esse tipo de pele é pouco comum nos brasileiros devido ao clima tropical, sendo mais comum em pessoas que vivem em lugares mais frios. Esse tipo de pele fica desidratada porque as glândulas sudoríparas e sebáceas não enviam a quantidade ideal de líquido para a superfície da pele.

Características

Pele áspera
Aspecto opaco, sem brilho
Envelhecem rápido
Sujeita a manchas
Espessura fina
Poros diminuídos
Tendência à descamação, e a rachar em tempo frio
Sensível aos efeitos do sol e ao frio em excesso
Pouco elástica
Suscetível à irritações e alergias






Recomendações
Essa pele necessita de hidratação constante e intensa. Faça uso de cremes específicos e sempre que possível com propriedades anti-inflamatórias e que ofereçam proteção solar. Além disso, use cremes para o dia e para a noite.

- Pele Oleosa
Esse tipo de pele fica excessivamente engordurada. Isso se dá graças a quantidade enorme de secreções que as glândulas produzem. Além disso, os poros ficam visíveis principalmente na região da testa, nariz e queixo, facilitando a formação de cravos e espinhas. Entretanto, a pele oleosa suporta mais as agressões externas, envelhecendo mais lentamente.

Características

Gordurosa
Brilhante
Úmida
Brilhante
Cravos tendem a ter pretos
Poros dilatados e obstruídos
Marcas de expressão grossas e profundas
Envelhecimento retardado
O óleo na superfície atrai sujeira e poeira.






Recomendações
O ideal é limpar a pele pelo menos 3x ao dia, lavando bem o rosto de manhã e antes de dormir. Na hora de escolher produtos, procure por comeséticos não oleosos.

- Pele Mista
Esse tipo de pele tem oleosidade excessiva apenas na zona T (testa, nariz e queixo), com as outras partes do rosto com a pele seca ou normal.

As características tendem a ser uma mistura dos tipos anteriores, e as recomendações idem. Para a zona T, a recomendação é igual a da pele oleosa, e para as demais regiões a recomendação é igual a da pele seca ou normal, dependendo da sua situação.

E então, qual seu tipo de pele? Espero que tenham gostado. Até a próxima!

6 comentários :

  1. Muito boas as dicas, adorei. Vou seguir as recomendações de acordo com minha pele ^^
    bjs
    Segui e curti o seu blog ;)
    |A Beautiful Lie|
    |Facebook|

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei! Ótimas dicas!
    Beijos, muito sucesso no blog! :)

    http://sabiasdistoo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adoreii flor, também fiz um post no meu blog, falando da minha rotina de cuidados com a pele e os produtos que uso.

    Vou ficar de olho no sua <3 Vem conferir o meu tbm http://semprediva-makeup.blogspot.com.br/

    bjuuuuus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Vou dar uma olhadinha sim! Eu tenho que atualizar a minha, mas provavelmente farei um vídeo no meu novo canal :3
      Obrigada, beijos!

      Excluir