Dicas de Fotografia | Regra dos terços



Oi gente! Há alguns dias eu vi em um grupo no Facebook uma menina falando sobre dicas de fotografia. Desde então eu venho martelando essa ideia de fazer alguns posts nesses estilos, já que adoro fotografia e já pesquisei bastante sobre o tema. Então resolvi vir falar um pouquinho sobre fotografia e sobre uma das "regras" mais importantes. Caso fique uma coisa legal, prometo fazer mais dando mais dicas! O post talvez fique um pouco grandinho, com várias fotos de exemplo, mas prometo ser bem didática. Vamos lá?



Antes de tudo, vocês sabem sobre aquele papo de "regras são feitas para serem quebradas"? Então, considere essa frase para essa regra mas em ALGUMAS ocasiões, poucas, raras, mas há algumas. 

O que é regra dos terços?

Essa regra baseia-se em 4 linhas para te guiar a pontos de interesse, para sua foto não ficar muito confusa. Basicamente, os pontos interessantes da sua foto devem ficar em uma ou mais (se possível) das 4 interseções das linhas.


Essas marcações tem em câmeras, na maioria dos celulares (sei que tem no Galaxy e no IPhone). É só você ativá-la e começar a usar.


Exemplos

Google

Google
Como você pode notar, nas duas imagens, pelo menos um ponto está em algum figura em destaque na foto.

Outra atribuição

Gente, uma outra ideia dessa regra é com relação à linha do horizonte. Por exemplo, se em alguma foto, a parte superior (o céu, por exemplo), estiver mais interessante que a parte inferior, a linha do horizonte pode descer, até a primeira linha debaixo, fazendo o céu ficar "maior" na foto, que o chão.

Google

Como nessa foto, onde a parte inferior, para quem fotografou, é mais interessante que o céu. Então a linha do horizonte subiu para a primeira linha horizontal.


Perfil

Google

Uma dica interessante é com relação a fotos de rosto. É sempre bom deixar os olhos acima da primeira linha horizontal, não muito acima, mas levemente. Mas lembrem-se, há questões onde a regra pode ser quebrada.



Bom gente, por hoje é só. Fiquei um bom tempo fazendo esse post e estava com muita vontade de postar logo no blog então, infelizmente, não consegui tirar as fotos pro post. E se fosse o caso, eu não ia postar nunca, pois o tempo está apertadíssimo, e parar tirar todas as fotos e editar e tudo mais, eu não ia terminar nunca. Peço desculpas por isso, mas espero que tenham gostado do post, fiz de todo o coração pra vocês. Mas me contem, já sabiam dessa regra dos terços? Vocês a usam? Conte-me! Comentem, sigam o blog e ah, agora temos um canal, não esqueça de se inscrever! Até a próxima, galerinha.

10 comentários :

  1. Adoooorei as dicas!!
    Sempre quis saber pra que serviam esses quadradinhos que o instagram tem na hora que você vai editar a foto hahaha
    Beijocas ♥
    www.pantufa-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Muita gente não sabe mesmo pra que serve DKFGSLFD
      Beijos :3

      Excluir
  2. Ótimas dicas, pra quem não é muito boa em foto quanto eu rsrsr
    beijos Sucesso!
    http://blogdathaiara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante , sempre bom saber mais sobre fotografia .. adoooooooro
    http://paulasanthana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nao sabia desses pontos principais :0 vou testar pq amo tirar fotos rsrs

    Jessy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim, vai ver que as fotos ficarão ótimas! Mas lembre-se, há alguns casos que é sempre bom quebrar as regras!
      Beijos, boa sorte! :3

      Excluir
  5. Ha ha , eu confesso nunca usei essas regras não kk , acho que por isso que nao sou muito fotogênica kk, mais agora vou usar essas dicas e ver o resultado kk , tomara que seja positivo kk , mais em relação a linha horizontal eu amo tirar fotos assim rs, principalmente quando é foto de coisas da natureza ! Bjaoo floor <3
    http://seteencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São regras de fotografia, mas poucas pessoas sabem como usá-las e pra que as grades servem. Elas ajudam muito nas fotos, mas há milhares muito bonitas que não seguem nenhum tipo de regra, e simplesmente ficam, mas é bem difícil de acontecer. Teste sim e me diga o que achou! Beijos <3

      Excluir