Viagem ao Chile: Santiago #1



 Foto por Dani Rodriguez - Vista do Cerro de San Critobal

Oi gente! Estava louca pra contar pra vocês sobre a minha viagem pro Chile e resolvi, então, abrir um novo quadro aqui no blog: o De Malas Prontas. Como eu, relativamente, viajo bastante, resolvi contar pra vocês dicas, como: onde ir, quanto levar, e o que vale a pena ou não, etc. Espero que vocês gostem.

Resolvi começar o quadro com a minha viagem ao Chile, que vai ser dividido em 2 posts diferentes pra não ficarem muito compridos: um sobre Santiago e outro sobre Puerto Montt. Provavelmente o post não fique tão pequeno quanto eu gostaria, mas quero dar o máximo de dicas possíveis. Então, vamos lá?!

Primeramente, viajei pro Chile em Dezembro de 2014 e passei 10 dias lá, 5 em Santiago e 5 em Puerto Montt. Nesse post vou só falar de Santiago, a capital do Chile!

Foto por Dani Rodriguez - Abelha modelo em flor no Parque Araucano


Sobre a cidade



Gente, a cidade é relativamente bem pequena, com linhas de metrô pra quase todos os pontos. A temperatura, que é algo muito importante a ser considerado, é aquele friozinho básico de manhã, um calor infernal de tarde (tipo Rio de Janeiro) e um frio um pouquinho tenso de noite, de você ter que usar um casaco de couro e uma blusa de manga. Chegamos a pegar entre 17º e 15º lá. Lembre-se que estou falando de Dezembro, então no inverno é bem diferente e mais frio. Não vi nada de estranho lá com relação a assaltos ou coisas assim, mas devo dizer que tem uns lugares bem estranhos. Então é aquilo, não é que você não está no Brasil que está salvo, mas tudo parece ser bem mais tranquilo. 
Dica: Caso você tenha o celular desbloqueado, procure alguma loja que venda chip pré-pago e compre um chipzinho. Ele vai ser importante em algumas horas, e principalmente se você quiser usar o 3G lá. 

Como se mover



Como eu disse, gente, a cidade é INTEIRA (ou quase) ligada por metrô, então é simplesmente sair pegando metrô. É muito mais barato e vale super a pena. O metrô é bem limpinho e direito, às vezes entra uma galera tocando algum instrumento e cantando mas é bem legal. Há quem diga que as estações são um pouquinho perigosas mas eu não tive problema algum. Ao final do post deixarei um link com os mapas que levei, do metrô e da cidade. Vale super a pena, apesar de alguns terem no hotel. 
Dica: Existe tipo um Bilhete Único, que no caso é o Tarjeta (cartão, em espanhol) Bip, que infelizmente eu não sei como se consegue. No hotel que eu fiquei, o homem da recepção disponibilizou 3, um pra mim e dois pros meus pais. Esse cartão você recarrega no guichê ou em maquininhas na própria estação de metrô e coloca o valor que você quiser, aí as viagens ficam bem mais fáceis. Eles podem ser usados em ônibus também. 

Onde se hospedar



O hotel que eu me hospedei foi o Don Santiago, em Providencia. Devo dizer que não é um hotel 5 estrelas, mas é ótimo. Ele fica próximo a linha do metrô (que é o ponto principal a ser considerado), é uma casinha confortável e acolhedora, e as pessoas que trabalham lá são muito educadas, ajudam bastante e dão ótimas dicas. O único problema é que tem pouco lugar próximo pra comer durante a noite. Disseram que tinha uma rua com vários restaurantes, mas a rua da pousada é um pouco quieta demais então ficamos com medo de ser perigoso e não fomos. Tem um Subway que fica na rua ao lado, mas já estava fechado umas 22h. 
Dica: Alguns passeios você fica até tarde na rua, então aproveite pra fazer um bom lanche antes de voltar ao hotel, caso não for sair à noite, pra não ter problemas de ficar com fome. Qualquer coisa passe em um supermercado e compre alguns biscoitos e coisas assim pra deixar no quarto do hotel. Fizemos isso várias vezes.

Onde comer



Há vários lugares legais perto dos pontos turísticos e lugares bons pra visitar. Mas um dos melhores lugares que almocei foi no Mercado Central. Devo comentar que é um lugar um pouco sujinho, com cheiro de peixe, mas os restaurantes são ótimos, apesar de alguns ter um preço salgado. 
Dica: Pesquise os preços nos restaurantes antes, cada um vai te fazer por um preço e você dar uma barganhada. Além disso, vale dar uma provada na centolla (que é um carangueijo gigante) se você gosta de frutos do mar, mas veja quanto está e por tamanho, porque não vale pagar milhões em uma pequena. 
Além disso, o Patio Bellavista é ótimo para comer (e se divertir, principalmente de noite). Ele oferece vários restaurantes diferentes, que você pode checar aqui. Dando minha humilde opinião, tem uma pizzaria muito boa lá chamada The Pizza Factory. O lugar parece mais simples que uma outra pizzaria que tem lá mas é espetacular, com ótima pizza, atendimento e ambiente, além de ser mais barato. Vale muito a pena.

Onde visitar



Parque Araucano e Shopping Arauco: Um do lado do outro, ficam no bairro Las Condes. O Parque é ótimo pra tirar fotos, cheio de flores, árvores e dois "totens" imensos no meio. O shopping é como qualquer outro. É bom conhecer mas não tem nada de muito interessante.


Fotos por Dani Rodriguez - Parque Araucano / Arauco
Dica: Lojas boas pra comprar roupas e qualquer coisa por um preço bacana são: RIPLEY e FALABELLA. Tem várias espalhadas nos shoppings e pelas ruas, mas vale entrar em cada uma, pois as peças são sempre diferentes. Os homens que aturem! kkkk
Fotos por Dani Rodriguez - Parque Araucano / Arauco

Parque Bicentenário

Bairro Lastarria*: Eu infelizmente não fui nesse bairro, mas me falaram maravilhas dele e acho que vale a pena conhecer. Qualquer coisa dêem uma olhada na internet pra ver se vocês se interessam.

Cerro San Cristobal: LINDO! É um morro que você pode subir a pé (não muito aconselhado, meio altinho), ou de funicular. Fica no Parque Metropolitano e vale muito a pena. Por ser o morro mais alto (que eu me lembre) você tem uma vista linda da cidade e ainda consegue ver um pouco dos Andes. Tem um zóologico também, apesar de eu não ter visitado. Vale muito a pena ir, de verdade.

Fotos por Dani Rodriguez - Cerro San Cristobal

Patio Bellavista: Perto do Cerro, vale muito a pena ir depois para dar uma comida lá. Como disse no outro tópico, tem uma pizzaria ótima e vale também ir em um restaurante chamado Como agua para chocolate, mas reserve sua mesa antes, pois o restaurante fica sempre cheio e o preço não é lá muito barato. O Patio é ótimo de noite, tem muita gente, é muito animado, e no dia que eu fui tinha até música ao vivo rolando. É ótimo durante a noite pra se divertir. 

Catedral de Santiago | Plaza de Armas | Mercado Central: Gente, fica tudo perto. Dá pra ir andando de um pro outro, então nada de preguiça hein? Veja tudo no mesmo dia. E é muito legal, vale a pena ir, e aproveite pra almoçar no Mercado Central. Dando uma aproveitada: Lá tem vários lugares que oferecem passeios, mas cuidado, alguns são ruins. A maioria fica no centro, com várias lojinhas no meio, evite-as. As melhores que eu conheço são Turistik, mas tem um preço mais salgado, e a Turistour que foi a que compramos o pacote e adoramos, nada a reclamar, só elogios. Ela fica em um corredorzinho que dá nessa praça com várias agências. Procure-a, vale a pena, de verdade. 

La Moneda | Centro Cultural | Plaza de la Constitución | Troca das Guardas: Tudo na mesma quadra, que também fica perto dos itens acima, então vale ir tudo no mesmo dia! Mas por favor, esses de manhã bem cedo. A troca da guarda na Plaza de la Constitución é linda e tem que ser vista. É bem cedo, cerca de 10 horas da manhã, mas não ocorre todos os dias, então dê uma pesquisada e pergunte às pessoas do hotel se elas sabem qual dia será. Se eu não me engano são 3 dias na semana, mas sempre muda. Fique de olho! E abaixo da praça tem um Centro Cultural muito bonito e interessante, vale dar uma conferida.

Fotos por Dani Rodriguez - La Moneda e Centro Cultural

Cajón del Maipo*: Infelizmente não fui também, mas vale a pena. 

Paseo Ahumada: É uma rua imensa com várias lojas, inclusiva as lojas de departamento Ripley e Falabella. Ótimo pra quem quer comprar algumas coisas. Fica ao lado da Plaza de Armas.

Museu de Bellas Artes

Valle Nevado: Queria MUITO ir, mas disseram que só valia a pena no inverno. Depois conheci pessoas que foram em Dezembro e viram neve também, mas bem pouca. Na dúvida, vá só no inverno.

Restaurante Giratório: Nós não fomos, mas ouvimos falar extremamente bem de lá, então perguntem às pessoas do hotel onde fica para poderem ir.

Concha Y Toro*: Pra quem gosta de vinho, é uma maravilha! Há outras vinícolas boas para visitar, mas eu só fui nessa e adorei. O lugar é ótimo, tem passeios com degustação e tudo mais. Mas pra ir não dá pra ser apenas de metrô, diferente dos citados acima. Você pega o metrô até a estação mais próxima (que eu ACHO que é Las Mercedez) e lá terão vários taxis fazendo por diversos preços fixos. De verdade, tente barganhar um pouco que vale a pena. Ou se preferir, dá pra ir de ônibus, mas o taxi não é tão caro e é melhor.

Fotos por Dani Rodriguez - Concha y Toro
Dica: Se você quiser fazer os passeios lá, tem vários pacotes, desde o mais simples ao mais "chique". Veja pela internet como marcar antes de ir, e vá de metrô e taxi. Muitas empresas de turismo fazem esse passeio mas é MUITO mais caro, de verdade. Vale muito mais você fazer por conta própria, marcar antes de ir, pagar lá e ir de metrô.
Fotos por Dani Rodriguez - Concha y Toro


Val Paraiso | Viña Del Mar | Pablo Neruda*: Esse é um ótimo passeio, que super vale a pena, sério. Mas não dá pra fazer por metrô porque é longe, e foi por isso que citei a Turistour. Foi esse passeio que fechamos com ela e ficamos muito satisfeitos. O passeio é ótimo, mas vale levar um dinheirinho, pois o restaurante que param pra almoçar não é muito barato, apesar de ser uma delícia e com uma ótima vista. Vale lembrar que nesse passeio tem uma parada na praia (que é o Oceano Pacífico, gelado demais <3) e outra pra ver os leões-marinhos. Também dá uma parada básica por uma das casas de Pablo Neruda, que para quem gosta vale a pena conhecer.

Fotos por Dani Rodriguez - Viña del Mar, casa de Pablo Neruda e Val Paraiso.

Uma foto publicada por Dani Rodriguez (@nie_33) em


Cerro Santa Lucia: Mais um morro, mas um pouco mais baixo, próximo a um parque. Muito bonito também, com ótima vista pra cidade, e como é mais baixo é subindo a pé SIM! kkk

Centro Artesanal Los Dominicos: Bem próximo à estação de metrô. Só saltar na estação e perguntar onde fica. Tem muitas coisas legais com a lápis lazuli.

Shopping Costanera: O melhor shopping, com certeza. Tem que ser visitado!
Uma foto publicada por Dani Rodriguez (@nie_33) em


(*) Lugares que não dão pra ir de metrô, ou eu acho que não dão.

O que levar



Lembrando que estou falando de DEZEMBRO, não vale levar toda a roupa de frio do mundo, e nem toda roupa de calor, porque em alguma hora vai dar problema. Leve um pouco de cada, mas também não é necessário aquele casaco de pele que você levou quando foi pra Sibéria. Sempre pense no seu dia, se você for ficar de manhã até a noite na rua, não vá com roupas muito quentes nem frias. De tarde vai estar um calor insuportável, mas de noite vai esfriar bastante. Então é muito importante levar dos dois tipos de roupa.
Outra, leve tênis. Santiago é pra andar, andar e andar. 
MUITO importante levar hidratante pro rosto, protetor solar e hidratante labial. Por que? Santiago é alto, é seco, tem um sol insuportável e de noite é muito frio. Sua pele e seus lábios vão sofrer, você sendo mulher, ou homem super macho. Então meninos, favor usar protetor e hidratante também.

Quanto levar?



Bom, essa é uma pergunta um pouco difícil já que eu não lembro de todos os gastos corretos. Mas a situação é, eu lembro que era entre 6.000 e 7.000 pesos chilenos uma passagem de metrô. Lembre-se que você vai e volta, então faça as contas. Outra, os preços lá são basicamente os mesmos daqui pra algumas coisas, como almoço e janta. Lá eles aceitam alguns cartões, mas em algumas lojas passam um cartão que outras não, então se você tiver mais que um, ótimo. Eu vi umas agências de Itau lá, então provavelmente ele funciona. Verifique se seu cartão é internacional, isso vai ajudar bastante. Mas nunca esqueça do dinheiro vivo, ele é extramente importante. Faça uma conta e leve um pouco mais que o resultado pra nada dar errado.


Mapas: Metrô
Cidade
(Clique para abrir a imagem) 

Bom gente, acho que isso é tudo. Eae, gostaram? Que dicas mais gostariam de saber sobre os lugares? Acham que deveriam mudar alguma coisa? E sobre o Chile, já foram ou gostariam de ir? Espero que tenha ajudado. Não esqueçam de seguir o blog para o post #2 sobre Puerto Montt. Beijos, até a próxima!

8 comentários :

  1. Oiiii.
    Adorei o post, bem completo.
    Nunca viagem para fora do país.
    Beijo.
    "Nada" Maquiada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou.
      Eu só viajei dessa vez e uma outra pra Argentina, e devo dizer que é muito legal <3 DJKFSKDGF
      Beijos

      Excluir
  2. Gente :O
    Que post completo ! Amei, esta perfeito ! Fiquei até louca de vontade de ir ao Chile, rs !
    Beijosss

    www.umablogueirapobre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que gostou, linda. Vá sim, não vai se arrepender! KJDGSHDG
      Beijos

      Excluir
  3. aai que delicia que deve ser viajar pro Chile, e nossa fiquei impressionada com seu post, completo e bem detalhado !
    adoro quando encontro blogs assim, que dá vontade de ler e ficar amiga rsrs

    Grande beijo!

    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia meeeesmo, estou louca pra voltar no inverno agora DGFSDHG Obrigada, lindona, que bom que gostou do post ><
      Beijoooos <3

      Excluir
  4. Ah que chique sua viagem!! hahah
    post super informativo para quem vai também! Fotos lindas!
    Bjss
    www.pequenaverissimo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito chique, né? DJKHFDG
      Obrigada, flor. Beijoos :3

      Excluir